- Área: 180 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Oscar Hernandez
-
Fabricantes: Cemex, Futuralum, Wood Element
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Casa GP é o resultado de uma clara definição de necessidades e uma excelente relação com o cliente, que de forma clara expressava suas inquietudes para o ótimo desenvolvimento do projeto.
O terreno está em uma área residencial delimitado por vizinhos em ambos os lados e na parte posterior com o muro que divide o condomínio. O programa arquitetônico compreende os requisitos para apenas uma pessoa, desenvolvido com base nas necessidades básicas para habitar o espaço: quarto, banheiro, sala de estar, cozinha e serviços.
A partir da rua, a Casa GP manifesta seu caráter com um muro de concreto aparente com as portas de acesso de madeira, celebrando a privacidade exigida no interior do terreno e denotando um contraste destes materiais que são constantes em toda a casa. Ao entrar no prédio se descobre o volume de vidro com uma laje de concreto apoiada sobre as leves colunas de aço. O estaço habitável é acessado através de uma escada em meio a vegetação que oferece um resguardo sobre o vazio lateral em direção às garagens.
O volume principal atua como cenário das principais atividades da casa: um espaço aberto que se relaciona diretamente com as áreas de cozinha, salas de estar e quarto. Um segundo corpo monolítico revestido de ripas de madeira vertical contém os serviços secundários e dá um contraste visual de qualquer ângulo da casa, trazendo calor e contraste em relação a presença sóbria do concreto aparente.
O banheiro do quarto possui caráter próprio ao ser recoberto em sua totalidade em placas de mármore branco, acessórios em preto e madeira natural em um gesto de aconchego.
O quarto possui estreita relação com a área social de tal forma que estas áreas não estão fisicamente delimitadas, tendo acesso direto com o terraço, um pequeno espelho d'água e o jardim externo, formado em sua grande maioria por espécies endêmicas.